quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Tomada avisa seus gastos

Postado por Rafael

Esse plug, chamado de “Insic Wall Socket”, é uma tentativa de fazer as pessoas desligarem os aparelhos da tomada.

Ele se acende para mostrar quantos watts você está puxando da rede, com o que quer que esteja plugado – tipo o Grilo Falante, que serve como sua consciência.

A ideia do designer Muhyeon Kim é simples: ao ver quanto você gasta,  você é encorajado a desligar o aparelho o mais rápido possível.

Máquina transforma papel usado em lápis

Postado por Rafael

P&P Office Waste Paper Processor é uma máquina que transforma papel usado em um lápis novo.
A ideia é dos designers Chengzhu Ruan, Yuanyuan Liu, Xinwei Yuan e Chao Chen.
A maquininha mantém um estoque de grafite e, quando você coloca papel, ela automaticamente o comprime ao redor do material gerando um lápis novo em folha.

A bicicleta reciclada dobrável

Postado por Rafael

O designer Omer Sagiv criou a “ReCycle Me”, uma bicicleta dobrável de plástico reciclado. Ela tem suspensão embutida e pode ser dobrada para caber dentro do armário.

Calma, fãs de trilha, lama e aventura: a bike é para uso não-radical nas cidades.

Roupas de garrafa que você pode usar

Postado por Rafael

Descobri hoje a existência de uma empresa que produz roupas e acessórios 100% reciclados e recicláveis.
A Ecoalf é espanhola e usa somente garrafas PET e redes de pesca para produzir tecidos usados em bolsas, sapatos, mochilas, casacos…
A empresa diz que, até agosto desse ano, já havia reciclado 2.500.000 garrafas plásticas e 8.900 kg de redes de pesca.
Eu sei que normalmente a gente tem muito preconceito com roupas “verdes”. A maioria das pessoas (e eu não me excluo disso) tende a imaginar aqueles tecidos sem estrutura ou acabamento, com uma carinha desleixada e meio sem-graça…
Bom, mas se eu já tinha tido motivos para mudar de opinião quanto a roupas sustentáveis antes, agora qualquer receio foi por água abaixo.
Não sou especialista em moda, mas a linha de produtos da Ecoalf pareceu muiiiito distante desse estereótipo sem graça.


As fotos desse post são de duas coleções, chamadas Almohada e Sal e Pimienta. Todas as roupas são feitas com tecido 100% fabricado com redes de pesca recicladas. Não dá para sentir pela tela, mas a empresa garante que ele tem uma textura quente e macia.

Vamos dar um volta... de bicicleta?

Postado por Rafael
Quem não tem saudade de poder andar tranquilamente de bicicleta pela cidade... No último dia 22 de setembro foi comemorado o dia mundial dia sem carro, e a magrela foi considerada, segundo a ONU, o veículo mais sustentável do planeta.
Além de fazer um grande bem para a saúde dos seus adeptos, amenizaria o caos que vivemos nas grandes cidades com os atuais transportes. Esperamos que novas políticas sustentáveis surjam e conceda atenção especial para este veículo que praticamente todos adoram.
O site Askmen realizou pesquisa e identificou os dez locais para se andar de bicicleta, veja lista:

Getty Images

1º Amsterdã – pedala-se para fazer tudo, mas é tudo mesmo;
2º Copenhagen – Primeira cidade a alugar bicicleta no mundo;
3º Bogotá – maior malha cicloviária da América Latina, com programa de Ciclovia aos domingos;
4º Curitiba- 120km de ciclovia para 1,8 milhões de habitantes;
5º Montreal – Primeira cidade da América do Norte a adotar sistema público de aluguel de bicicletas, o BIXI;
6º Portland, nos EUA – 9% dos habitantes usam bicicletas para deslocamentos diários, sendo mais de 480km de ciclovias;
7º Basiléia, na Suíça – faixas exclusivas que ligam até mesmo para outras cidades. A bicicleta é utilizada em 23% dos deslocamentos.
8º Barcelona – tem o programa Bicing, que empresa pode alugar bicicletas, podendo o adepto pagar até mesmo com cartão de crédito.
9º Pequim – A solução para o grande caos, sendo 10 milhões de bikes espalhadas por toda a cidade.
10º Trondheim, na Noruega – apesar da subidas íngremes, 18% da população utiliza o veículo diariamente.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Recarregar bateria através da voz

Postado por Wagner

Pesquisadores coreanos, Young Jun Park e Sang-Woo Kim que trabalham no Instituto de Tecnologia Avançada da Samsung, desenvolvem tecnologia que consegue transformar ondas de som em energia.
Já imaginou recarregar seu celular com a sua voz? Então, a tecnologia é desenvolvida é baseada em materiais conhecidos como piezelétricos, que transformam energia mecânica em eletricidade. Usando óxido de zinco, eles criaram um campo de nanofios entre dois eletrodos, e fizeram esse "sanduíche" receber muitas ondas sonoras de 100 decibéis.
O sistema produziu uma corrente elétrica de cerca de 50 milivolts, ainda muito pouco para abastecer um celular, porém um resultado considerado bastante promissor.
Apesar das baterias atuais serem bastante úteis, os objetos cada dia ficam menores, e nada melhor que aproveitar os recursos que não irão agredir mais o ambiente para promover a tecnologia e a satisfação da sociedade.
Fonte: Tecnologia

Pia com aquário... resolve o problema???

Postado por Wagner

Conscientizar a população da utilização correta dos recursos naturais não é tarefa fácil. Pensando nisso, um designer cria um pia com aquário para promover a economia de água.
A cada abertura de torneira para as atividades que necessitem da água, o volume de água do aquário diminui, ameaçando assim a vida do peixe que “vive” lá dentro. Embora pareça que a água que sai pela torneira seja a mesma que o peixe utiliza para sobreviver e onde contém seus alimentos e dejetos, elas estão separadas por um filtro.
Segundo o designer, a proposta e estimular o sentimento de culpa pela utilização excessiva da água. Batizado de “Poor Little Fishbowl Sink”, o projeto tem um dispositivo que limita a utilização da água, caso, por exemplo, a pessoa esqueça a torneira aberta.
Essa idéia não agradou a todos, principalmente a organização de proteção aos animais PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), que afirma ser necessário conscientizar a utilização sustentável da água, mas não de forma a causar o sofrimento de nenhum animal.
Mesmo que o projeto não venha a ser concluído, pelo menos uma coisa é certa, é necessário que cada um faça a sua parte e salve o PLANETA.

Senai-DF inaugura habitação com energia 100% renovável

Postado por Bruno
Casa Solar servirá de centro de demonstração de tecnologias para a obtenção de energias renováveis
Foi inaugurado em Taguatinga (DF), a Casa Solar, projeto desenvolvido em parceira do Senai-DF e pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, que servirá como um centro de demonstração de tecnologias para a obtenção de energias renováveis. A casa será utilizada para a realização de tarefas simples do dia-a-dia, como o aquecimento de água para banho e o uso de aparelhos eletroeletrônicos por meio de energia solar, com sistema de reuso de água, por meio de captação da água da chuva por calhas, além de um reservatório de água.
A estrutura externa é revestida por 12 placas fotovoltaicas, que são responsáveis pela captação e conversão da energia solar em corrente elétrica. A energia captada pela Casa pode também ser utilizada para ligar refrigeradores, televisões, aparelhos de DVD, entre outros eletrônicos.

Pensem bem pessoal, um grande investimento, mas tendo em vista o lucro a longo prazo. Não vejo a hora de não precisar pagar contas caríssimas de luz! 

Lista das dez construções que são ícones da sustentabilidade no mundo

Postado por Bruno
Divulgado pela revista Téchne (edição de setembro [2010], número 162), especialistas apontaram as obras que são consideradas as mais sustentáveis do mundo. São edifícios construídos nas duas últimas décadas que se tornaram ícones da sustentabilidade. As empresas responsáveis pelos projetos utilizaram de sistemas eficientes e matérias-primas renováveis.

O Brasil não aparece na lista. Os Estados e Unidos e a Alemanha são os países mais representados, cada um com três edifícios. A Austrália aparece duas vezes e Itália e Noruega uma vez cada. Um dia chegaremos lá!
Confiras as obras:

° Bank of America Tower, One Bryant Park, New York, EUA (foto)
° Council House 2, Melbourne, Austrália
° 30 The Bond, Sydney, Austrália
° BMW Welt, Munique, Alemanha
° Clinton Presidential Library, Little Rock, Arkansas, Estados Unidos
° New York Times, New York, Estados Unidos
° Aeroporto de Oslo, Gardermoen, Noruega
° Parlamento Alemão, Berlim, Alemanha
° Commerzbank Headquarters, Frankfurt, Alemanha
° Ospedale dell''Angelo, Veneto, Itália
Para mais informações (+)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

3º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável

Postado por Bruno
Venho aqui hoje divulgar sobre o 3º Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável, evento que será realizado em 08 novembro 2010, no Amcham Business Center, São Paulo – SP e têm como tema "Sustentabilidade nos Negócios e Instrumentos de Mudanças", com o objetivo de conscientizar sobre os benefícios de integrar aos negócios aspectos de sustentabilidade e levar ao setor instrumentos e práticas capazes de proporcionar mudanças nos métodos e processos das organizações visando melhorar a performance de produto, financeira e mercadológica.

     Mais informações: http://  www.sbcs.net.br


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

SP sediará Negócios da Economia Verde?

Olha que ironia, uma das cidades mais afetadas pela poluição pretente realizar a 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde (BINEV).

A cidade de São Paulo, com o intuito de de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, pretende realizar entre os dias 30 de novembro a 03 de dezembro, um evento com a participação de órgãos públicos com iniciativa privada e sociedade civil para discutir assuntos da Economia Verde. O evento contará com cases de sucesso, mesas redondas, energias renováveis, entre outros.

É de extrema importância que toda a tecnologia que surge a cada minuto ajude a sociedade a ter uma qualidade de vida digna, e nada melhor que discutir, expor, criar novas propostas de sustentabilidade, não só para São Paulo, mas para todo o país.

Para ler mais (+).

Reciclagem de Pneus

Postado por Bruno

Legislação obriga os fabricantes de pneus a recolher resíduos.

A reciclagem dos pneus evita as queimadas a céu aberto, o abandono em lixões, e o acúmulo em rios e lagoas. Pela legislação vigente, para cada pneu novo, um velho ou inservível deve ter destinação inteligente. Pneu velho se transforma em energia, asfalto e concreto.

Excelente atitude. É muito importante disseminar essas informações com o intuito de incentivar as pessoas a reciclarem mais e mostrar como estas atitudes geram muitos benefícios ao meio ambiente.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Empresa japonesa cria máquina que transforma plástico em combustível

Postado por Bruno

Uma empresa japonesa criou uma máquina que transforma não só garrafas, mas plásticos em geral em gasolina, querosene e diesel.

O processo consiste em derreter o plástico e utilizar o gás resultante da queima para gerar o óleo combustível. A máquina converte 1 kg de plástico em aproximadamente 1 litro de gasolina, reaproveitando 100% do material.
O plástico é responsável pela utilização de quase 10% de todo petróleo extraído no mundo, além disso, pode representar grandes danos a natureza quando descartado de forma incorreta.
O aparelho desenvolvido pela Blest é pequeno, pesa em torno de 50 kg e está disponível apenas para empresas.
Muito legal, pois o equipamento além de gerar combustível diminui o impacto causado pelo descarte do plástico na natureza. São surpreendentes os efeitos de certas atitudes sustentáveis, não é mesmo?  

sábado, 11 de setembro de 2010

Produtos de limpeza que não agridem as pessoas, nem o meio ambiente

Postado por Bruno

Hoje, na empresa em que trabalho, me deparei com uma funcionária responsável pela limpeza dos setores da organização, na qual passa por problemas de saúde em decorrência da utilização de certos produtos químicos e fui em busca de informações para saber se hoje há produtos de limpeza ecológicos disponíveis no mercado.

Produtos de limpeza para casa podem conter várias substâncias que fazem mal para o meio ambiente e para o corpo humano, podem causar náusea, espirros e problemas de pele e até cancêr. Existem várias saídas para evitar esses problemas. A utilização de produtos de limpeza sustentáveis ou ecológicos pode ser uma, apesar de muitas vezes não serem tão acessíveis no mercado, além do uso de luvas entre outros equipamentos para a proteção da pele.

A empresa Cassiopéia é pioneira desse setor no Brasil, fabricando produtos de maneira ecológica desde 1998.


Cassiopéia pratica a sustentabilidade desde 1998. Da esquerda para a direita: amaciente para roupas de menta, lava-louças de capim limão e o limpa-banheiro.

Prêmio para ensino sustentável

Postado por Bruno

Caros leitores, venho aqui hoje para informar sobre a segunda edição do Prêmio Ecofuturo, um evento que nasceu para incentivar iniciativas de sustentabilidade em todos os níveis de educação do país. Para isso, professores ou escolas devem se inscrever no site até o dia 15 de setembro.

Organizado pelo Instituto Ecofuturo, os prêmios são R$ 3.000, uma coleção de livros de literatura e certificado para o professor e um computador com impressora, coleção de livros e certificado para a escola. Além disso, os projetos escolhidos serão publicados em um livro.

Os professores podem apresentar projetos, planos de aula ou sequências didáticas. Os critérios de seleção envolvem criatividade, adequação ao público e multidiscipliniaridade, entre outros.

A primeira edição teve um total de 398 projetos inscritos. Participem!