segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Reposicionamento TOTVS através da RMA

O Grupo RMA ajuda seus clientes a estruturar sua comunicação corporativa, tanto na mídia tradicional, quanto nas novas mídias, segundo o seu site. E no final de 2008 teve como cliente a TOTVS, que necessitava passar por um reposicionamento diante do mercado.



Descrição da empresa cliente: líder absoluta no Brasil, com 38,03 % de share de mercado, e a 1ª sediada em países emergentes, a TOTVS é uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão. O nome TOTVS vem do latim e significa tudo, todos, apropriado para uma companhia que fornece soluções para todos os portes e tipos de empresa por meio de quatro ramos de negócios – software, tecnologia, consultoria e serviços de valor agregado (infraestrutura, BPO, educação e Service Desk) – e atuação em 11 segmentos.  Desta forma, a TOTVS atua como um Operador Administrativo, auxiliando seus clientes em todo o processo de gestão e permitindo que eles se concentrem em seus negócios. Com 26 anos de atuação, foi a primeira do setor na América Latina a abrir capital e, atualmente, tem mais de 23,7 mil clientes ativos, conta com o apoio de nove mil participantes e está presente em 23 países.

Situação apresentada: quando a RMA conquistou a conta, em outubro de 2008, a TOTVS tinha acabado de adquirir a Datasul (empresa atendida pela RMA por seis anos), considerada sua maior concorrente no Brasil. Responsável pela consolidação do mercado de sistemas de gestão empresarial no País, a TOTVS precisava se posicionar na mídia como uma companhia que realmente soube integrar, com sucesso, as 21 empresas que estão sob seu guarda-chuva e que lhe permitem fornecer soluções para todos os portes e tipos de empresa por meio de quatro ramos de negócios: software, tecnologia, consultoria e serviços de valor agregado. Outro objetivo era comunicar sua liderança no Brasil e atuação como um Operador Administrativo, auxiliando seus clientes em 11 segmentos em todo o processo de gestão.

As mensagens-chave do trabalho eram: reposicionamento, operador administrativo, liderança e solidez financeira.

Estratégias utilizadas: no início do trabalho, a RMA desenvolveu um Plano Estratégico de Comunicação (PEC) específico para a TOTVS, a fim de definir os objetivos estratégicos de PR da companhia e as estratégias para alcançá-los. O PEC é fundamental para tornar o trabalho de Assessoria de Imprensa um instrumento de comunicação eficaz de apoio aos negócios e ajudou a equipe de PR a comunicar, assertivamente, o posicionamento e os diferenciais competitivos da TOTVS. Com a participação ativa da equipe de Marketing e Comunicação da companhia, foram mapeados os temas mais estratégicos para o período, assim como as mídias e jornalistas com quem os porta-vozes deveriam se relacionar para posicionar a TOTVS na mídia.

Período e resultados: em 10 meses de trabalho, todos os indicadores de PR da TOTVS melhoraram em relação ao ano anterior: quantidade de entrevistas, matérias e publicações em mídias A e B. Além disso, a companhia superou a concorrência ao marcar presença, com matérias dedicadas e positivas, nas principais mídias de negócios (Exame, Istoé Dinheiro, Época Negócios, Carta Capital, Valor Econômico), TI e segmentadas, além de rádio e TV, com pautas diversificadas – empreendedorismo, responsabilidade social, inovação, governança corporativa, conceito de operador administrativo e tecnologia. Hoje, a mídia já entende melhor o conceito de Operador Administrativo e começa a perceber a assertiva integração das empresas adquiridas.

TOTVS nas mídias eletrônicas:
Facebook
Twitter
Orkut

Leia Mais: Grupo RMA

terça-feira, 30 de novembro de 2010

TIG Administração - UNI-BH

Postado por Wagner.

No dia 24 deste mês, os alunos do 4º período do curso de Administração no UNI-BH, tiveram a oportunidade de expor os seus estudos setoriais dentro do Trabalho Interdisciplinar de Graduação (TIG).



Nos estande montados para os alunos, os professores avaliaram e questionaram situações estudas e necessárias para que futuramente seja possível investir em algum setor.

Por palavras dos próprios alunos, este ano o evento ficou muito próximo do que acham necessário para que no mercado tenham capacidade de se destacar e conseguir colocar em prática tudo que aprendem nas salas de aula.
Como aluno, fiquei muito satisfeito com o evento, acreditando que cada dia é necessário aprender mais para que seja um profissional que consiga destaque no mercado que aguarda fora da faculdade.

Circuito UNI-BH - 2

Postado por Wagner.

Esse ano o Trabalho Interdisciplinar de Graduação (TIG) e o Programa de Ação Social (PAS) realizados pelo UNI-BH teve uma grande evolução na sua realização em comparação com os anos anteriores.

Mesmo com alguns imprevistos que aconteceram, a Universidade ofereceu um espaço no qual todos os alunos pudessem expor os trabalhos, apresentá-los aos professores e visitar o trabalho de cursos totalmente diferentes do qual cursa.
Comparado com uma feira de negócios, o UNI-BH deve continuar a realizar estes projetos, pois além de despertar o interesse externo, quem com certeza aprende muito mais são os seus alunos.

Santander estimula a formação de "fornecedores verdes"

Postado por Bruno

Estimular o pensamento "verde" entre seus clientes e pequenos empresários é a proposta de sustentabilidade do Santander. O Banco criou até um curso para ensinar empresas a usar critérios ambientais na hora de escolher fornecedores. Até agora, 3 108 pessoas e 1.792 organizações já participaram do programa.

Através de um dos projetos pioneiros de reciclagem de baterias (o Papa-Pilhas), o Santander já reciclou 155,5 milhões de toneladas de pilhas, baterias e celulares. Além disso, o banco possui uma linha de crédito especial para empreendimentos de baixo impacto ambiental.


Amanco investe em materiais de menor impacto ambiental

Postado por Bruno

Em busca de matérias-primas menos poluentes, a fabricante de tubos e conexões Amanco inovou na formulação de seus produtos com o uso de tecnologias mais limpas.

Um destaque da empresa foi a substituição do solvente tolueno, que pode causar dependência nos trabalhadores que inalam seu vapor, por outro de menor impacto para a saúde e para o meio ambiente.

Pela iniciativa, a empresa ganhou em 2009 o selo Sustentax, que certifica produtos sustentáveis. De lá pra cá, num esforço de engenharia de materiais, a empresa também alternou a fórmula de outros de seus produtos, como os estabilizantes, que deixaram de levar chumbo em sua composição, eliminando riscos de intoxicação pelo metal entre seus funcionários. 


Análise Setorial Têxtil

Postado por Bruno

No dia 24 de Novembro, tive a oportunidade de divulgar no Uni-BH do Estoril, um trabalho que realizei juntamente com os meus colegas de curso do 4° período Administração, que consiste em um estudo setorial, apresentando um panorama do setor têxtil no Brasil, aprofundado ao segmento de confecções de moda masculina. Uma enorme experiência!


No estudo concluímos que o setor têxtil no mercado brasileiro é muito importante, sendo um grande gerador de empregos e por se tratar de um mercado que está em ascensão no país.

Mesmo com algumas dificuldades que afetam o setor atualmente, como a falta de mão de obra especializada e falta de políticas alfandegárias, é um dos setores mais representativos no mercado nacional e também internacional.

Com isso, o trabalho me proporcionou uma nova idéia sobre análise mercado, com uma visão mais crítica e quem sabe futuramente poder aplicar os conhecimentos adquiridos na elaboração de um plano de negócios no setor, pois é um mercado repleto de oportunidades e bastante diversificado.

Circuito Acadêmico Uni-BH 2010

Postado por Bruno

Nos dias 24 e 25 de Novembro ocorreu no Centro Universitário de Belo Horizonte Uni-BH do Estoril, o Circuito Acadêmico Uni-BH 2010, onde foi proporcionado aos alunos um espaço para a apresentação dos Trabalhos Interdisciplinares de Graduação e o PAS (Programas de Ação Social). Um evento repleto de novas idéias, um excelente ambiente com muitas novidades e projetos inovadores.

Residências brasileiras poderão obter a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia

Postado por Wagner.

Para promover a economia e o uso racional da energia elétrica nas residências, a Eletrobras e o Inmetro lançaram nesta segunda-feira (29) em São Paulo, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, que pode reduzir até 40% do consumo energético residencial.

Casa Eficiente da Eletrobras Eletrosul, em Florianópolis (SC)

Será concedida uma etiqueta pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que avaliará o desempenho térmico durante o inverno e o verão, os sistemas de aquecimento de água, iluminação e refrigeração. Para cada um destes quesitos é dada uma classificação, de “A” a “E”.
Segundo o diretor de tecnologia da Eletrobras, Ubirajara Moreira, aos poucos os programas de eficiência energética ganham mercado e despertam o interesse social. "É um processo em formação que vem envolvendo o setor privado e ganhando reconhecimento do consumidor", afirmou.

Nada melhor que unir atividades que favoreçam o meio ambiente e seja bom para o bolso. Em destaque, a Casa Eficiente da Eletrobras Eletrosul, em Florianópolis (SC), que possui soluções de eficiência energética como geração de energia fotovoltaica. O empreendimento é atualmente a sede do LMBEE - Laboratório de Monitoramento Ambiental e Eficiência Energética, responsável pela realização das avaliações técnicas das edificações do programa Procel Edifica.

Fonte: EXAME

Jumo, a rede social das causas humanitárias

Postado por Wagner.




Criada por Chris Hughes, cofundador do Facebook e organizador da campanha presidencial de Barack Obama, a rede social Jumo, tem como base organizar uma rede de voluntários, conectando-os a instituições de caridade, ONGs e outros.

Programada para ser lançada na próxima terça-feira (3), a rede inclui notícias, vídeos e várias causas humanitárias, das quais o usuário ficará ciente ao "seguir". O objetivo é ir além do que as redes sociais atuais sugerem, fazendo os usuários participarem ativamente de tais causas, impulsionando a criação de um grande grupo de voluntários e colocando certos projetos na mídia.

As milhares de doações feitas por SMS para as vítimas do terremoto do Haiti. Assim nada melhor do que termos uma rede voltada para estes fins. Sendo uma rede social sem fins lucrativos, A Jumo contará com patrocínio e pagamento de usuários.

Promover a sustentabilidade com o recurso que mais cresce no mundo, as redes sociais, isso com certeza é saber utilizar o mix marketing.

Heineken Touch - nova lata com experiência sensorial

Postado por Wagner.


A marca de cerveja Holandesa, Heineken, agora reforçando o conceito, coloca no mercado a lata Heineken Touch. Com acabamento em verniz, a embalagem possui superfície em alto relevo, o que provoca uma sensação tátil na pessoa que segurá-la.

Tendo como slogan “Heineken Touch. Marcante em todos os sentidos”, a nova lata substituirá a atual e se tornará parte do portifólio de produtos da Heineken no Brasil. As novas latas passaram a ser comercializadas desde a segunda quinzena de novembro.

Nada melhor do que aliar tecnologia a sensibilidade proporcionada para os clientes, sendo eles cada dia mais carentes de inovação.


Ver mais embalagens.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Logística reversa de embalagens vazias de agrotóxico para preservação do meio ambiente

Postado por Rafael



A crescente preocupação pela preservação do meio ambiente e leis cada vez mais rígidas de responsabilidades sobre o descarte de produtos, os novos padrões de competitividade de serviços aos clientes e as preocupações com a imagem corporativa têm incentivado a criação de canais reversos de distribuição que solucionem o problema da quantidade de produtos descartados no meio ambiente. No Brasil, devido ao fator em específico de embalagens vazias de agrotóxicos ter se tornado um grande problema ao meio ambiente por não ter uma destinação final correta, foi criado um órgão regulamentado pelo governo, o InpEV, para administrar com eficiência a destinação final dessas embalagens, exigindo o comprometimento de todas as áreas envolvidas. A logística reversa está se tornando uma atividade econômica de crescente importância para a sociedade e organizações, seu fluxo visa à execução da recuperação de produtos descartados de forma adequada e eficiente, extraindo o máximo de valor e reaproveitamento, reintegrando-os ao ciclo produtivo. Este artigo enfatiza a destinação apropriada das embalagens vazias de agrotóxicos. Para propagar o entendimento deste assunto, seu desenvolvimento está baseado em dados extraídos de pesquisas exploratórias quantitativas, descritivas, explicativas, bibliografias de livros e artigos e o site governamental InpEV que tornou acessível dados confiáveis e seguros para explicar o processo logístico reverso deste material.

Dia Mundial Sem Carro

Postado por Rafael



Os automóveis são o grande vilão na fatídica ampliação do Efeito Estufa por emitirem grande quantidade de gases a base de enxofre e carbono, sendo este último a maior causa do aquecimento global. Parece-me que o dia de hoje, Dia Mundial Sem Carro, mostra que essa conciência já está presente em boa parte dos que se utilizam deste meio de transporte.
As montadoras já colocam à disposição do público carros capazes de suportar diferentes tipos de combustíveis, visando combater os preços da gasolina. A alta dos preços deste combustível desde a Crise Mundial do Petróleo na década de 70 confirma a teoria de que aumentar o valor de um bem pode não ter os efeitos esperados. Na época, os países membros da OPEP tinham como objetivo tornar maior a durabilidade do petróleo, mas provocou uma reação dos governos e empresas no sentido de investir em novas tecnologias a fim de substituir esse combustível. Foi uma reação de ordem simplesmente econômica e não pensada no meio-ambiente.
Já são encontrados nas concessionárias motorizações do tipo flex, que permite uso de gasolina ou álcool no Brasil. Na Europa existe situação semelhante porém com gasolina e diesel. Essa diferença ocorre devido aos subsídios do governo brasileiro ao diesel, já que boa parte do escoamento da produção nacional é feita por caminhões. Assim, apenas utilitários podem ser movidos a diesel no território nacional. O diesel é mais vantajoso que o álcool se levarmos em consideração a emissão de poluentes, já que é mais eficiente e produz mais energia. Mas se levarmos em consideração a sustentabilidade do diesel, perde feio para o álcool, que é uma fonte renovável.
No futuro, o panorama será um pouco diferente. As grandes montadoras pensam também na redução de emissão de gases. Para tal, estão sendo desenvolvidos formas híbridas de motorização aliando energia elétrica à combustíveis ordinários como gasolina, álcool e diesel. Aí sim estaremos ajudando a reduzir a poluição. Já existem protótipos viáveis técnica e comercialmente:

A sustentabilidade é um elástico


Postado por Rafael



Economicamente, um país não cresce sem produzir miseráveis. I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L !!! A riqueza é o contrário da pobreza, assim como é o bem e o mal. Neste caso, bem e mal entram no ponto de vista, o que é uma questão pessoal, individual.
Sustentabilidade é economia. É também sociedade e é também meio ambiente. Tudo que você precisa, pensa bem: ou é de alguém, ou está naquilo que o planeta te dá. O resto é economia.
Estique um elástico: é notável; é visual o seu crescimento, Mas existe tensão de ponta a ponta. E nessa tensão, não há lado mais fraco para estourar. Ele, simplesmente, pode estourar. Em qualquer ponto. E, pior, um dia estoura mesmo. Seja do lado rico, seja do lado pobre. Ele simplesmente estoura.
Uma economia serve para atender as necessidades do presente. Seu futuro, seu longo prazo, serve para garantir não o presente, mas a presença dos mais dos mesmos.
O planeta atravessa (ou está atravessando) uma crise do seu tamanho. Global. Mas, de que se trata? De uma crise financeira. Só. De uma crise que é dos aqueles mesmos... Aí, eu penso, até concluindo: essa crise não é do planeta. São dos financistas deste sistema econômico. Obviedade pura. Eles, com certeza, não são o planeta. Tem outras coisas, não tem?
Crises financeiras, inegável, são importantes relevá-las. Prejudica-nos, afinal. Economicamente, afinal. A final... Porque o início e o meio não têm sido importantes. Infelizmente...
Início é o que nos põe em vida. Meio é como devemos viver. Para evoluir. E como têm sido nossa evolução? Econômica... Só econômica...
E quanto a mim? Que não sou, ou que não estou no resto do planeta? Seria eu, ou estaria eu, por acaso, também, mais do mesmo?
Pense bem; o elástico não está em suas mãos. Talvez você seja ele...

O que importa mais: o volume de água que o óleo é capaz de poluir ou o impacto que o óleo causa no meio ambiente?


Postado por Rafael

Tenho acompanhado várias reportagens sobre o impacto do óleo de cozinha no meio ambiente e quase sempre há alguma definição numérica que tenta traduzir o estrago que esse resíduo pode provocar na natureza. Alguns afirmam que um litro de óleo é capaz de poluir 10 mil litros de água. Outros dizem que são 20 mil litros. Há também os exagerados, que garantem que um litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água.
Fazer esse tipo de afirmação é, para mim, a mesma coisa que discutir o que pesa mais: um quilo de chumbo ou um quilo de algodão. É claro que ambos têm um quilo, o que muda é o volume e a densidade. Com o óleo de cozinha é a mesma coisa. A meu ver, não importa qual seja a quantidade de óleo despejada no meio ambiente: sempre haverá um impacto negativo. O que muda é a proporção. Então, tanto faz jogar um litro ou 100 ml de óleo: qualquer quantidade vai causar algum tipo de problema.
Entendo que os jornalistas gostam de citar números para dar credibilidade à matéria e chamar a atenção dos leitores, mas, nesse caso, a abordagem do tema deve ir além, uma vez que o problema está no ato de jogar o óleo na pia. Quando um cidadão se conscientiza disso e muda, ele começa a se perceber como um agente mobilizador, capaz de contribuir diretamente para a transformação do quadro de degradação do planeta. Ao atingir este estágio, não importa o tamanho de sua colaboração, o que vale mais é a atitude!
Trata-se de uma questão de consciência e respeito pelo planeta, que nos dá a vida e todas as condições de sobrevivência. Está em nossas mãos fazer algo para diminuir o impacto negativo que as águas, o solo e o ar recebem todos os dias. E não precisa de muita lógica ou ciência, basta pensar com o coração, agindo de acordo com aquilo que sentimos ser o certo.

domingo, 28 de novembro de 2010

Tang em Brigada de Reciclagem

Postado por Wagner
Tang lança Brigada de Reciclagem no Esquadrão Verde Tang
milfont.net
Em parceria com a empresa Terracycle, a Tang irá reciclar todas as embalagens que forem enviadas, sendo cada embalagem coletada no valor de R$0,02.
Uma forma de vincular a marca ao tema que tem feito muitos empresários reverem seus conceitos sobre marketing, a sustentabilidade.
Fonte: Tang

Coca-Cola realiza recall de copos temáticos

Postado por Wagner.

Copos lançados pela Coca-Cola em março passarão por recall até o fim de novembro.
Os cerca de 22 mil copos temáticos lançados nos Estados Unidos pela Coca-Cola por apresentar excesso de cádmio. O elemento químico utilizado em pilhas e baterias, foi utilizado para decoração do copo.
Mesmo descartando a possibilidade de danos a saúde dos consumidores, por possuir o compromisso com a qualidade, a empresa retirará os copos do mercado.
Até o fim do mês a empresa fornecerá as informações sobre as devoluções do produto e o reembolso. Responsabilidade de uma das maiores marcas do mundo em manter o compromisso com a qualidade dos seus produtos.
Fonte: EXAME

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

China rejeita condicinamento para ajuda climática


Postado por Wagner.

China – Em 2009, emitiu 7,5 bilhões de toneladas de dióxido de carbono pela queima de combustíveis fósseis (24 % do total mundial).



Paula Bronstein/Getty Image

 Segundo declarações de Huang Huikang, representante especial da chancelaria chinesa para as negociações climáticas, diz que a China não aceitará nenhum acordo que vincule ajuda econômica, como o “fundo verde”, por parte das nações ricas à aceitação de uma maior supervisão sobre os esforços chineses pelo controle das emissões de gases do efeito estufa.
Huang acrescentou que as emissões chinesas ainda vão continuar crescendo, mas ele não especificou por quanto tempo. "A prioridade máxima da China será desenvolver sua economia, eliminar a pobreza e elevar o bem estar das pessoas, e nosso consumo de energia e as emissões vão experimentar um razoável crescimento durante algum tempo."
A China promete que vai reduzir a “intensidade de carbono”, mas com uma afirmação como esta fica difícil de acreditar. Será que vale todo o crescimento econômico à custa da morte do mundo???
Esperamos que a conferência climática que se realizará no próximo dia 29 de novembro no México traga acordos que levem em conta a saúde do nosso planeta.
Fonte: EXAME

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cadeira sustentável certificada

Postado por Bruno

We Chair é a nova linha de cadeiras da Giroflex. Cerca de R$ 5 milhões foram investidos na novidade que marca a estréia de mais um produto 100% brasileiro e que traz o importante reconhecimento de sustentabilidade e qualidade para produtos: o Selo Sustentax.

 
As cadeiras são ecologicamente corretas desde as primeiras etapas de produção. Os componentes possuem maior quantidade de resinas plásticas, que facilitam o manuseio e diminuem o gasto de energia durante a fabricação, sem comprometer a resistência.

 O produto é 94% reciclável, sendo o menor percentual constituído de espuma e tecido que, embora não sejam recicláveis, podem ser reutilizados.

Calcinhas e Cuecas Orgânicas e Sustentáveis

Postado por Bruno

A PACT em parceria com o designer Yves Behár, desenvolveu uma linha roupas intimas sustentáveis. As peças são produzidas com algodão orgânico e o designer se preucupou em projetar e planejar toda a cadeia de produção.

O produto é feito na Turquia com todos os processos certificados, da colheita a produção que é feita em uma fábrica que utiliza o formato do trabalho justo (fair trade).
A empresa utiliza 5% elastano (uma fibra sintética) aumentano a vida útil do produto, evitando o seu descarte precoce .

A embalagem interna das peças é feita com tecidos reaproveitados da própria fabrica e a embalagem que é utilizada para o frete do correio é feita com plásticos biodegradáveis.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Novas embalagens recicláveis

Postado por Bruno

Circula na Coca-Cola o projeto de uma nova embalagem ecológica para seus produtos. Além de trazerem um layout totalmente inovador, as novas embalagens foram pensadas a partir dos três “R” Reciclar, Reduzir e Reutilizar.

Feitas a partir da mistura de papel e Pet, as novas embalagens da Coca-Cola Company são totalmente recicláveis sem descartar o apelo estético desenvolvido pela empresa.  Isso prova que os produtos sustentáveis não precisam ser rústicos para serem recicláveis, e que devem possuir design moderno para atrair a atenção dos consumidores.
As novas embalagens da Coca-Cola possuem um sistema inovador de estocagem ocupando menos espaço em gôndolase containers. Isso reflete também na hora de reciclar o produto, após o uso basta empurrar as extremidades  da embalagem com as mãos para comprimi-la, reduzindo ainda mais o seu tamanho.

As novas embalagens ainda não possuem data para lançamento, mas a preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade está cada vez mais presente nas grandes corporações. Torcemos para que outras empresas sigam esses exemplos a fim de abraçarem a causa da sustentabilidade.


Biblioteca sustentável

Postado por Bruno

Inaugurado a primeira biblioteca pública “verde” de New York.

As mesas, carpetes e pisos foram construídos com materiais recicláveis e alguns outros materiais das janelas e cadeiras foram feitos de pneus velhos e fivelas de cintos.

Ela está localizada no Battery Park, com vista para o Rio Hudson.


Uma ótima maneira de conciliar a leitura às práticas de sustentabilidade.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

1º relógio de papel!

Postado por Wagner.

É da Itália o 1º relógio biodegradável feito de papel e comprometido com o meio ambiente.

Divulgação
O acessório ecofriendly , Patch, como foi nomeado, foi desenvolvido após 4 anos de pesquisa, sendo produzido em papel e tratado com uma espécie de revestimento protetor que o torna resistente à água e agressões externas.

O relógio está disponível em três coleções: basic, com peças em 10 cores; Summer, com estampas vivas e quentes; e Flags, com desenhos das bandeiras dos países que participaram da Copa do Mundo.

No momento o produto só está disponível na Europa, mas como o público por este tipo de produto não para de crescer, logo dever chegar ao Brasil.

Fonte: exame

Coca-Cola- Nova garrafa "Mystic"

Postado por Wagner.

A sempre inovadora Coca-Cola dessa vez ganha formas futurísticas nas suas embalagens.

Divulgação / Jerome Olivet 


Desenvolvidas pelo designer francês Jerome Olivet, a nova embalagem, intitulada “Mystic”, mantém a linha arredondada que a garrafa tem, porém traz traços mais esculpidos, na “linha sexies”.

Segundo o designer, o intuito não é criar uma embalagem eco-friendly, mas sim uma forma de expressar a felicidade em 3D, sem deixar o conceito mundialmente conhecido: “Abra a Felicidade”.

Fonte: exame

Dell deseja realizar campanha para mudança de imagem

Postado por Wagner.

A Dell, segunda maior fabricante de computadores do mundo diz que quer realizar um marketing de reformulação da marca. O intuito é afastar a associação que a marca tem à alternativa de preços baratos aos concorrentes. Na nova campanha, na qual serão investidas centenas de milhões, o preço deixará de ser mencionado como fator mais importante, segundo Paul-Henri Ferrand, diretor de marketing para consumo geral da Dell.

Só resta saber se eles estão atentos com as mudanças de posicionamento da sociedade em relação ao consumo dos produtos. Não bastando ter toda a tecnologia disponível, mas o fator sustentável agregado ao produto fará toda a diferença.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Computador sustentável feito de papelão

Postado por Bruno

A idéia de reciclar materiais é essencial para quem quer ter atitudes mais sustentáveis que ajudem o planeta a ficar mais limpo.

Pensando nisso, o designer Brenden Macaluso criou uma alternativa super criativa para deixar os gabinetes de computador “mais verdes”: o Recompute. Gabinete alternativo para PC que causa menos impacto no meio ambiente.

A peça substitui as versões para PC feitas de plástico ou aço, que logo são trocadas por outras mais novas e vão parar no lixo causando forte impacto no meio ambiente. A criação de Brenden é feita de papelão, material renovável e com custo de produção reduzido.

O Recompute tem todos os componentes essenciais dos computadores comuns, mas é mais simples do que os demais.

Os preços variam entre US$ 500 e US$ 999, de acordo com os componentes escolhidos para rechear o computador. Para encomendar o seu acesse o site do Recompute

Contêineres reciclados

Postado por Bruno

Apresentado projeto onde contêineres são reutilizados como matéria-prima para a construção.

Contêineres são baratos, resistentes e estão vastamente disponíveis em todo o mundo. Alguns arquitetos perceberam isso e passaram a utilizar esses objetos como matérias-primas para construir casas, bares, prédio, hotéis e até centros comerciais.

Além da redução do lixo, o material reduz os custos e permite maior flexibilidade ao projeto. Incrível onde podemos chegar!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

C&A lança primeira loja ecológica no Brasil

Postado por Rafael
 
A C&A inova mais uma vez e inaugura a sua primeira loja ecologicamente sustentável no Brasil, em Porto Alegre (RS). Trata-se da segunda unidade “verde” da empresa no mundo. A primeira foi inaugurada em 2008, em Mainz, na Alemanha. O espaço em Porto Alegre, que foi totalmente remodelado, adota conceitos de sustentabilidade com o objetivo de racionalizar o consumo de água, de energia e, consequentemente, de emissão de C0².
A preocupação ecológica na unidade é percebida desde a utilização de produtos ambientalmente corretos até a criação do espaço de sustentabilidade ao cliente. A loja Eco da C&A localiza-se à Rua dos Andradas, 1620, no Centro da Capital gaúcha. Uma das atrações da nova loja é o “Espaço Cliente”, um local exclusivo de informações sobre sustentabilidade e com coleções sustentáveis da C&A, como camisetas de algodão orgânico, sacolas retornáveis, chinelos de pneu reciclado e camisetas de malha feitas com garrafas pet recicladas. O local ainda contará com coletor de lixo eletrônico, como celulares, pilhas e baterias; painéis com ações de sustentabilidade da C&A e monitores especialmente treinados para dar informações sobre o assunto. Outra novidade é o telhado verde na cobertura, com 640 m², que estará finalizado em fevereiro do ano que vem. Além de promover a biodiversidade, o isolamento térmico acarretará a redução do calor e do frio no interior da loja e, conseqüentemente, a menor necessidade do uso do ar condicionado. A vantagem de se criar esse ambiente agradável aos funcionários é a melhor absorção da água da chuva, evitando-se
sobrecarregar as redes pluviais. A intenção futura é organizar visitas públicas, principalmente para escolas públicas, para incentivar a educação ambiental
 

Botas Feitas com Sacolas Plásticas

Postado por Rafael

A designer chilena Camila Labra Fontana encontrou uma maneira interessante para criar ankle boots: reutilizando sacolas plásticas.
As botas são impermeáveis e construídas através de fusão dos sacos com calor. O processo gera um material mais espesso e resistente, que preserva as propriedades do polipropileno. Ou seja, é impermeável, flexível, leve e não-tóxico, o que permite contato com a pele. Depois de feito isso, é possível aplicar estampas.
No interior, os calçados são revestidos com tecido acolchoado, para que fiquem mais confortáveis. As cores e grafismos variam de acordo com a disponibilidade e a diversidade de sacolas





1º Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade

Postado por Rafael

"O 1o Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade tem o intuito de potencializar os saberes produzidos pela academia e os setores produtivos de diversos segmentos para a inovação, tecnologia e sustentabilidade.
O evento promoverá a apresentação de casos de sucesso nos diversos segmentos do meio empresarial, bem como de palestrantes de âmbito regional, nacional e internacional, workshops e visitas técnicas. Será um momento de construção de conceitos e estratégias partindo da partilha de ideias inovadoras que alcançaram êxito num determinado contexto e que poderão ser aplicadas a outras realidades.
O público esperado são profissionais e estudantes, professores e pesquisadores de engenharia, design, administração e tecnologia da informação; associações e sindicatos da indústria e meio ambiente; empresários e colaboradores de indústrias da região."


Terço, bijuterias e acessórios feitos de paciência e de papel

Postado por Rafael

O mineiro Afonso aprendeu a fazer rolinhos de papel quando criança, na pré-escola e achava divertido. Cresceu, tornou-se professor e prestes a se aposentar voltou a enrolar papéis como hobby e complemento de renda. Sua maior diversão é encontrar papéis com grafismos pra fazer peças com cores diferenciadas. Seu últimos garimpos foram posteres de filmes descartados por uma locadora de DVD. Eles se transformaram em bijuterias artesanais cheias de estilo. O artesão corta os papéis em tiras e com os canudinhos faz terços e mini-terços, brincos, pulseiras e colares. Ele também gosta de customizar hashis e lápis de cor com as tirinhas de papel. Estes fazem muito sucesso como brinde corporativo. As peças têm acabamento impecável e são impermeabilizadas com resina atóxica para maior durabilidade. Algumas bijuterias têm até purpurina para dar um brilho especial



Divino Bebê lança coleçao de verão ecologicamente

Postado por Rafael

"Moda ecologicamente correta. Essa é a proposta da grife catarinense Divino Bebê.
Especializada em moda e enxovais para bebês de 0 a 1 ano, a grife aposta em roupas confeccionadas em materiais naturais, com estamparia digital que não polui o meio-ambiente e com etiquetas de papel-semente de cravo que podem ser plantadas.
A coleção verão 2011, intitulada Ecofarm, é toda inspirada em bichinhos da fazenda, em cores e modelagens que acompanham as últimas tendências da moda."





Conheça as roupas sustentáveis para malhar


Postado por Rafael
 
Você já sabe que praticar exercícios é a chave para ter um bom condicionamento físico, mental e estar com a saúde em dia. Mas, para que tudo caminhe bem, é muito importante estar usando uma roupa bonita, confortável, flexível e, porque não, sustentável. O EcoD te dá dicas de como se vestir para ir à academia, ou praticar esportes livremente, usando apenas peças eco-conscientes.
Há quem pense que para se vestir bem é preciso gastar muito dinheiro com peças esportivas em grandes lojas do ramo. Mas, dá para estar bonita e adequada apenas com o que você tem no guarda-roupa.
Depois de organizar o armário e separar suas roupas, veja o que pode integrar o seu look. Opte por camisas mais folgadas e com tecido que permite a respiração da pele. Se você é fã de futebol, por que não ir para a academia com a camiseta do seu time? Esse tipo de tecido foi confeccionado pensando exatamente na diminuição do esforço para as pessoas que precisam correr, pular e se exercitar.
tenis-capa.jpgSe você não tem uma camiseta com este tecido, pode optar por uma peça que não usa mais. Uma boa dica é cortar as mangas, para permitir uma maior circulação de ar.
Na falta de roupas sustentáveis para malhar no mercado, a Adidas lançou uma coleção verde assinada por Stella Maccartney. Além de tênis, camisetas, moletons, a linha tem calças próprias para os dias de exercício feitas com Tencel (tecido feito a partir de madeira de eucalipto, produzida e certificada pelo Forest Steward Council). Além disso, os calçados são feitos de lona natural, tecidos reciclados e polpa de madeira que transmitem conforto, bom gosto e conscientização ambiental.
E não se esqueça de levar uma garrafinha reutilizável de água dentro da sua eco-bag, para os momentos de calor. Então, aproveite o feriado e saia para correr e se exercitar!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Jardins podem ser cultivados no telhado

Postado por Bruno
Lugar de planta não é apenas dentro de casa, na varanda ou no quintal. Um belo jardim também pode ser cultivado no telhado. A proposta, que já é antiga em países como a Alemanha, começa a se expandir no Brasil, deixando as ruas das cidades com um aspecto agradável e com a cor da bandeira da pátria.
A idéia é substituir as telhas pelo verde, o que traz vantagens tanto para o morador quanto para o planeta. O jardim no teto aumenta o conforto térmico. As plantas fazem transpiração, evitando retenção de calor e deixando a temperatura agradável dentro de casa. O ecotelhado também evita a utilização do ar condicionado, o que significa uma economia de até 40% de energia.

Imaginem, passear por uma rua onde os prédios e casas têm jardins nos telhados. Será muito mais agradável.

Mas as idéias não pararam nos telhados. Outras propostas já surgiram como o jardim em paredes, fachadas e tetos de ônibus.

domingo, 17 de outubro de 2010

Shell cria automóvel de cristal para demonstrar fluxo de óleo

Postado por Wagner

A Shell em parceria com a agência e com a Nissan criou uma réplica do modelo 370Z em cristal, tendo apenas as velas e os pneus feitos nos materiais tradicionais.
O carro de cristal, destaque da Shell no Salão do Automóvel 2010

Construído artesanalmente a partir de 2 mil peças de Perspex, sendo possível mostrar todo o fluxo de óleo dentro do carro. O carro será exposto durante o Salão do Automóvel 2010, que acontece de 27 de outubro a 7 de novembro em São Paulo.



 A empresa responsável pela construção do veículo foi a Asylum Models and Effects, e para trazer a estrutura da Inglaterra para o Brasil, foi demandado R$ 400 mil da Shell, em um planejamento de marketing que iniciou em maio.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Bola de futebol é transformada em bolsa sustentável

Postado por Bruno

Uma loja de produtos ecológicos, a Branch, lançou uma bolsa feita artesanalmente a partir de uma bola de futebol reciclada. 


A Branch possui diversos produtos sustentáveis em seu catálogo e conta em seu site que se “apaixonou pela bolsa assim que a viu”. Ela é feita a partir de uma bola real, que depois de usada foi virada ao avesso e costurada com alças e outros acessórios.

A parte de dentro é feita com lona de caminhão reciclado e possui bolsos e divisões “do tamanho ideal para você colocar seu celular”, diz o site da loja. Cada modelo é único e personalizado e já pode ser encomendado no site da Branch por US$88.00.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

1º carro elétrico do pais!

Postado por Wagner

Belo Horizonte - A companhia Paranaense de Energia (Copel) saiu na frente na utilização dos tão falados carros elétricos. A empresa colocou em circulação o primeiro táxi elétrico do país para os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no Paraná. 

Divulgação
Os passageiros podem fazer um tour com o veículo, que chegam a andar 100 quilômetros e em custo de somente 20% do que um carro convencional. Também foi instalado o primeiro eletroposto na área de desembarque do aeroporto. A intenção do governo é ter uma frota destes veículos até a Copa de 2014, pois o estado será uma das sedes.

Um veículo é ótimo exemplo de sustentabilidade, pois polui menos e gera menos barulho. Agora é desenvolver projetos e ter subsídios para que essa fantástica forma de deter a destruição do planeta seja tão imediata.