Descrição da empresa cliente: líder absoluta no Brasil, com 38,03 % de share de mercado, e a 1ª sediada em países emergentes, a TOTVS é uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão. O nome TOTVS vem do latim e significa tudo, todos, apropriado para uma companhia que fornece soluções para todos os portes e tipos de empresa por meio de quatro ramos de negócios – software, tecnologia, consultoria e serviços de valor agregado (infraestrutura, BPO, educação e Service Desk) – e atuação em 11 segmentos. Desta forma, a TOTVS atua como um Operador Administrativo, auxiliando seus clientes em todo o processo de gestão e permitindo que eles se concentrem em seus negócios. Com 26 anos de atuação, foi a primeira do setor na América Latina a abrir capital e, atualmente, tem mais de 23,7 mil clientes ativos, conta com o apoio de nove mil participantes e está presente em 23 países.
Situação apresentada: quando a RMA conquistou a conta, em outubro de 2008, a TOTVS tinha acabado de adquirir a Datasul (empresa atendida pela RMA por seis anos), considerada sua maior concorrente no Brasil. Responsável pela consolidação do mercado de sistemas de gestão empresarial no País, a TOTVS precisava se posicionar na mídia como uma companhia que realmente soube integrar, com sucesso, as 21 empresas que estão sob seu guarda-chuva e que lhe permitem fornecer soluções para todos os portes e tipos de empresa por meio de quatro ramos de negócios: software, tecnologia, consultoria e serviços de valor agregado. Outro objetivo era comunicar sua liderança no Brasil e atuação como um Operador Administrativo, auxiliando seus clientes em 11 segmentos em todo o processo de gestão.
As mensagens-chave do trabalho eram: reposicionamento, operador administrativo, liderança e solidez financeira.
Estratégias utilizadas: no início do trabalho, a RMA desenvolveu um Plano Estratégico de Comunicação (PEC) específico para a TOTVS, a fim de definir os objetivos estratégicos de PR da companhia e as estratégias para alcançá-los. O PEC é fundamental para tornar o trabalho de Assessoria de Imprensa um instrumento de comunicação eficaz de apoio aos negócios e ajudou a equipe de PR a comunicar, assertivamente, o posicionamento e os diferenciais competitivos da TOTVS. Com a participação ativa da equipe de Marketing e Comunicação da companhia, foram mapeados os temas mais estratégicos para o período, assim como as mídias e jornalistas com quem os porta-vozes deveriam se relacionar para posicionar a TOTVS na mídia.
Período e resultados: em 10 meses de trabalho, todos os indicadores de PR da TOTVS melhoraram em relação ao ano anterior: quantidade de entrevistas, matérias e publicações em mídias A e B. Além disso, a companhia superou a concorrência ao marcar presença, com matérias dedicadas e positivas, nas principais mídias de negócios (Exame, Istoé Dinheiro, Época Negócios, Carta Capital, Valor Econômico), TI e segmentadas, além de rádio e TV, com pautas diversificadas – empreendedorismo, responsabilidade social, inovação, governança corporativa, conceito de operador administrativo e tecnologia. Hoje, a mídia já entende melhor o conceito de Operador Administrativo e começa a perceber a assertiva integração das empresas adquiridas.
Leia Mais: Grupo RMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário