terça-feira, 31 de agosto de 2010

Restaurante que flutua por PET

Postado por Wagner

Em meio a tanta tecnologia, que tal reutilizar o que aos simples olhos é lixo?

Um escritório de design em parceria com um restaurante canadense, mais especificadamente em Vancouver, decidiu realizar tal experiência.

A construção de uma sala de jantar exclusiva que flutua graças a 1,7 mil garrafas PET, se tornou uma excluisividade sustentável. O responsável pelo desenvolvimento do projeto foi a empresa Good Weather Collective, que é uma parceria entre o "C Restaurant" e a Fish Foudation.


O pequeno problema é que para curtir essa exclusivadade tem que desembolsar cerca de R$ 400,00 por pessoa (215 dólares canadenses).



"Camisa verde" na Copa do Mundo

Postado por Bruno

Pessoal, é admirável. A Nike sempre investindo em inovação e aliando tradição e tecnologia à sustentabilidade.

A seleção brasileira usou uma "camisa verde" na Copa do Mundo deste ano, na África do Sul. Por verde entenda-se comprometida com a questão ambiental. O detalhe é que a camisa, é feita com plástico reciclado de garrafas PET. Cada camisa é feita com plástico de oito garrafas, pela empresa norte-americana Nike.

No caso do futebol, tais mudanças acarretaram, segundo a Nike, numa redução de 15% no peso da camisa em relação à versão anterior. Outro detalhe são orifícios feitos a laser na parte lateral da camisa para maior refrigeração aos atletas, proporcionando um maior conforto e um melhor desempenho físico dos atletas. Genial!

O que é Sustentabilidade?

Postado por Bruno

Ao assistir ao programa CQC ontem,  da rede de televisão Bandeirantes, pude perceber como para a grande maioria das pessoas o conceito sustentabilidade não é muito claro, quando o repórter da emissora perguntava ás pessoas o que significava para elas a palavra sustentabilidade e por curiosidade peguei o meu dicionário para saber o conceito da palavra no mesmo.

Segundo o dicionário Houaiss, sustentabilidade é: " característica ou condição do que é sustentável - que pode ser sustentado; passível de sustentação"

Uma definição burocrática, nada conceitual. A definição correta de sustentabilidade na visão atual é atividade economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta. Através dela fica claro que se não atendermos aos três aspectos, econômico, social e ambiental, não seremos sustentáveis para nós e para o meio ambiente.  

Uma palavra considerada estratégica para o nosso futuro, pois seu significado já tem e terá cada vez mais um papel relevante na evolução da humanidade.

Energia alternativa ou renovável, uma solução sustentável

Postado por Bruno

Em função da crise energética e do problema do aquecimento global surgiu a necessidade de buscarmos novas fontes de energia que pudessem minimizar os graves problemas advindos dessa situação.


Uma das formas de se resolver o problema do aquecimento do clima na Terra é rever uma boa parte da matriz energética usada pelo homem até agora. Por essa razão surgiu o desenvolvimento das energias alternativas ou renováveis, que são obtidas de fontes naturais virtualmente inesgotáveis, sendo algumas dessas pela grande quantidade de energia que contêm e outras porque têm a capacidade de regenerar-se por meios naturais.

Para mais informações sobre a matéria acesse: http://www.blograizes.com.br/

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Coca-Cola Brasil lança garrafa PET feita apartir da cana-de-açúcar

Postado por Bruno

Quando falamos da Coca-Cola, falamos de inovação e a mesma tem como compromisso conduzir seus negócios de maneira a preservar e proteger o meio ambiente. Uma atitude notável.

A Coca-Cola Brasil dá o primeiro passo rumo à garrafa sustentável do futuro e torna-se pioneira no lançamento da PlantBottle na América Latina. Trata-se de uma embalagem revolucionária, feita de PET no qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. Por ter origem parcialmente vegetal - 30% à base da planta -, a novidade reduzirá a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis, além de diminuir em até 25% as emissões de CO².

A PlantBottle é 100% reciclável e já entra na cadeia de reaproveitamento de materiais consolidada no País desde sua chegada ao mercado. A nova garrafa começará a ser comercializada em abril, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 500ml e 600 ml, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre.

Além dos benefícios ambientais - a expectativa é que, em 2010, a produção inicial das garrafas PlantBottle resulte na redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo -, o uso da nova garrafa também traz vantagens à economia do Brasil.


Para informações completas sobre a reportagem acesse:
http://www.institutococacola.org.br/e http://www.cocacolabrasil.com.br/

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fusão TAM e LAN Airlines

Postado por Bruno

O mercado mundial assistiu esta semana ao grande passo dado pela TAM, para se tornar uma das maiores companhias aéreas do mundo. A TAM, maior companhia aérea do Brasil, anunciou um acordo para fusão com sua concorrente chilena LAN-Ailines. A nova companhia vai levar o nome de Latam. As duas marcas, no entanto, devem ser mantidas. É louvável afirmar como esta fusão tornará o mercado brasileiro mais competitivo, beneficiando os passageiros com um maior número de vôos e uma maior acessibilidade ao serviço aéreo do povo brasileiro de classes mais baixas. A valorização da marca TAM é certa e a nação brasileira agradece.












http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/08/tam-anuncia-acordo-para-fusao-com-chilena-lan.html

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Caso Toddynho

Postado por Bruno

Muitas empresas utilizam hoje seus produtos para inserir o tema da sustentabilidade na sua estratégia de negócios, assim disseminando também idéias em prol da conservação do meio ambiente. Portanto, é preciso ter muita cautela.

Um caso a ser mostrado é o da empresa Pepsico, uma multinacional Americana, conhecida pela fabricação do famoso achocolatado Toddynho. A Pepsico teve a iniciativa de dedicar a parte de trás da caixinha do Toddynho para abordar o tema educação ambiental para crianças. Mas a disposição dos elementos acabou passando uma mensagem totalmente confusa. A Pepsico pecou absurdamente na execução, destorcendo a idéia original. Caso mostrado por Carolina Meyer, do blog do portal da revista Exame, após perceber um grave erro de português na embalagem do produto.

Reparem na imagem ao lado o erro de português: “Reciclar 1 tonelada de papel poupam quantas árvores?”. Não seria “poupa”? Devemos nos lembrar que se trata de um produto direcionado ao público infantil.

Outro ponto a ser levantado é em relação ao sentido da leitura e hierarquia das fontes, o “Desmatando florestas” vem logo em seguida ao “É divertido ajudar o planeta”. Ou seja, a mensagem transmitida é oposta ao que se pretende. Nosso primeiro impulso é ler “É divertido ajudar o planeta desmatando florestas!”

Só depois de prestar muita atenção à caixinha, é que se percebe um selinho de “isso não se faz” à direita dentro de um círculo vermelho, que some em cima do marrom (cores que exatamente não são contrastantes).

Existem outros problemas que também podem ser mal interpretados. O porquinho malfeitor aparece com um cigarro na boca e a árvore da direita parece assobiar como se quisesse disfarçar o ocorrido, num claro sinal de constrangimento. Ela seria uma cúmplice?. Ela não deveria estar feliz por impedir o desmatamento?

Devemos tomar muito cuidado ao comunicar qualquer coisa nas embalagens dos produtos, pois, ao transmitir informações confusas, os consumidores receberão as informações com ruído e não irão comprar os produtos.

http://portalexame.abril.com.br/

domingo, 22 de agosto de 2010

Coca-Cola e Emeco apresentam cadeira feita de 111 garrafas PET

Postado por Bruno

A Coca-Cola possui vários programas de reciclagem pelo mundo, como por exemplo os de garrafas PET.

Mais recentemente, a Coca-Cola se uniu nos Estados Unidos com a Emeco, uma fabricante de cadeiras. Juntos, realizaram um projeto especial de recriar a clássica cadeira Navy Chair inteiramente com garrafas PET recicladas. E não é com uma, nem 10. São 111 garrafas PET recicladas por cadeira – que é útil, bonita, resistente, pode vir em diversas cores e é metade do preço da original.


O produto é resultante da mistura de plástico PET (60%) e uma combinação especial de outros materiais, incluindo pigmento para as cores e fibra de vidro para melhorar a resistência do produto final (desenvolvidos em parceria com a BASF). Estima-se que cerca de 3 milhões de garrafas plásticas, tipo PET, serão reaproveitadas anualmente para a produção da linha de cadeiras que recebe o nome de “111 Navy Chair”, que estarão disponíveis para a venda a partir de junho de 2010, e já estão confirmardas em seis cores: vermelho coca-cola, neve, pedra, grama, caqui e carvão.

A Emeco garante que a “111 Navy” terá os mesmos atributos que a “Navy 1006”, ou seja, será igualmente durável, confortável e forte. Para o lançamento rolou uma campanha publicitária que mostra a cadeira inserida num bloco de gelo de uma tonelada, criado pelo escultor Duncan Hamilton, e fotografado por Peer Lindgreen. A responsável é a agência Wieden + Kennedy de Londres.

http://www.ypsilon2.com/blog/design/coca-cola-e-emeco-apresentam-cadeira-feita-de-111-garrafas-pet-recicladas/

Apresentação

Blog criado com o intuito de colaborar no processo de aprendizagem dos alunos do curso de Administração Uni-BH do 4 período, em relação aos conteúdos trabalhados na disciplina Marketing Básico do curso de graduação em Administração, abordando o tema principal: Estratégias Marketing – Valor e Sustentabilidade – de forma a construir um trabalho final que proponha a discussão e a aplicabilidade dos Conceitos de Marketing no mercado.