segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Caso Toddynho

Postado por Bruno

Muitas empresas utilizam hoje seus produtos para inserir o tema da sustentabilidade na sua estratégia de negócios, assim disseminando também idéias em prol da conservação do meio ambiente. Portanto, é preciso ter muita cautela.

Um caso a ser mostrado é o da empresa Pepsico, uma multinacional Americana, conhecida pela fabricação do famoso achocolatado Toddynho. A Pepsico teve a iniciativa de dedicar a parte de trás da caixinha do Toddynho para abordar o tema educação ambiental para crianças. Mas a disposição dos elementos acabou passando uma mensagem totalmente confusa. A Pepsico pecou absurdamente na execução, destorcendo a idéia original. Caso mostrado por Carolina Meyer, do blog do portal da revista Exame, após perceber um grave erro de português na embalagem do produto.

Reparem na imagem ao lado o erro de português: “Reciclar 1 tonelada de papel poupam quantas árvores?”. Não seria “poupa”? Devemos nos lembrar que se trata de um produto direcionado ao público infantil.

Outro ponto a ser levantado é em relação ao sentido da leitura e hierarquia das fontes, o “Desmatando florestas” vem logo em seguida ao “É divertido ajudar o planeta”. Ou seja, a mensagem transmitida é oposta ao que se pretende. Nosso primeiro impulso é ler “É divertido ajudar o planeta desmatando florestas!”

Só depois de prestar muita atenção à caixinha, é que se percebe um selinho de “isso não se faz” à direita dentro de um círculo vermelho, que some em cima do marrom (cores que exatamente não são contrastantes).

Existem outros problemas que também podem ser mal interpretados. O porquinho malfeitor aparece com um cigarro na boca e a árvore da direita parece assobiar como se quisesse disfarçar o ocorrido, num claro sinal de constrangimento. Ela seria uma cúmplice?. Ela não deveria estar feliz por impedir o desmatamento?

Devemos tomar muito cuidado ao comunicar qualquer coisa nas embalagens dos produtos, pois, ao transmitir informações confusas, os consumidores receberão as informações com ruído e não irão comprar os produtos.

http://portalexame.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário