Postado por Rafael
Os automóveis são o grande vilão na fatídica ampliação do Efeito Estufa por emitirem grande quantidade de gases a base de enxofre e carbono, sendo este último a maior causa do aquecimento global. Parece-me que o dia de hoje, Dia Mundial Sem Carro, mostra que essa conciência já está presente em boa parte dos que se utilizam deste meio de transporte.
As montadoras já colocam à disposição do público carros capazes de suportar diferentes tipos de combustíveis, visando combater os preços da gasolina. A alta dos preços deste combustível desde a Crise Mundial do Petróleo na década de 70 confirma a teoria de que aumentar o valor de um bem pode não ter os efeitos esperados. Na época, os países membros da OPEP tinham como objetivo tornar maior a durabilidade do petróleo, mas provocou uma reação dos governos e empresas no sentido de investir em novas tecnologias a fim de substituir esse combustível. Foi uma reação de ordem simplesmente econômica e não pensada no meio-ambiente.
Já são encontrados nas concessionárias motorizações do tipo flex, que permite uso de gasolina ou álcool no Brasil. Na Europa existe situação semelhante porém com gasolina e diesel. Essa diferença ocorre devido aos subsídios do governo brasileiro ao diesel, já que boa parte do escoamento da produção nacional é feita por caminhões. Assim, apenas utilitários podem ser movidos a diesel no território nacional. O diesel é mais vantajoso que o álcool se levarmos em consideração a emissão de poluentes, já que é mais eficiente e produz mais energia. Mas se levarmos em consideração a sustentabilidade do diesel, perde feio para o álcool, que é uma fonte renovável.
No futuro, o panorama será um pouco diferente. As grandes montadoras pensam também na redução de emissão de gases. Para tal, estão sendo desenvolvidos formas híbridas de motorização aliando energia elétrica à combustíveis ordinários como gasolina, álcool e diesel. Aí sim estaremos ajudando a reduzir a poluição. Já existem protótipos viáveis técnica e comercialmente:
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